Em 2014, a Cia. Patética lançou o livro CD na Biblioteca Monteiro Lobato, São Paulo/SP.

Histórias em todos os sentidos

 

HISTÓRIAS EM TODOS OS SENTIDOS nasceu de um momento intenso na Cia. Patética que percebeu em seu repertório uma constante mistura de linguagens (Música, Teatro de Animação e Literatura) além do reconhecimento do valor literário, musical e expressivo daquilo que vínhamos apresentando em nossas contações de histórias. O aniversário de dez anos de existência da companhia em 2011 foi o pretexto perfeito para celebrar a nossa “existência” e também a oportunidade de concretizarmos uma vontade que estava em nós e que, no momento certo, amadureceu para se tornar realidade.

 

Para a realização desse material tínhamos como concepção inicial a nossa própria linguagem: o teatro de animação. Além disso, o conteúdo e a característica estética desse livro deveriam trazer todos os elementos que estão presentes na nossa obra cênica: poesia, criatividade, singeleza e encanto. As cores, os personagens, os ambientes, toda a atmosfera realizada em cena deveria, de alguma maneira, ser transferida para o material impresso, numa tentativa de transportar o leitor para o momento de encenação daquele texto. Da mesma forma o CD deveria conservar a atmosfera das músicas e dos sons que acompanham as histórias de cada contação.

 

O resultado é um material divertido para que os leitores-ouvintes brinquem com ele e possam manipulá-lo como quiserem, seja escolhendo a ordem das histórias que desejam ler ou selecionando a faixa musical que desejam ouvir. Tudo para despertar os mais diversos sentidos do público que antes apenas acompanhava os nossos espetáculos teatrais ao vivo e que, agora, também poderá ler as nossas histórias, ouvir as nossas músicas, saborear as nossas ideias, ser tocado pela nossa arte e – por que não? – sentir um gostinho de quero mais...