© 2015 Companhia Patética. Criado por Comunica.Ações

Contações

Histórias do que é e do que pode ser

Roupas podem ser trocadas... acessórios também. Objetos têm a sua utilidade... e as histórias também... E por que não transformar as roupas, os acessórios e os objetos em histórias? Será que as coisas podem ser outras coisas, além do que elas realmente são?

 

Histórias do que é e do que pode ser brinca com essa possibilidade de dar novo significado ao que já conhecemos, criando histórias, personagens e situações a partir do que era, até então, inanimado.

 

Gênero: Teatro de Animação e Música ao vivo

Recomendação: Livre (a partir de 6 anos)

Duração: 55 minutos

Texto e músicas: Fábio Parpinelli

Fotos: Roberto Skora

1/1
Africanamente

Como pode um continente tão grande, com suas músicas e danças exóticas, sua gente heróica e suas inúmeras histórias, caber inteirinho dentro de um cesto? Pois é, a África está em todos os lugares: na mente, no balanço do corpo e, principalmente, em nossos corações.

 

Africanamente é uma contação de histórias da Cia. Patética que traz Nininha – a nossa amiguinha africana – numa viagem inesperada e surpreendente. Brincando de esconde-esconde com seu avô, Nininha entra num cesto e, sem saber, vai parar no meio do oceano, navegando por um destino incerto e cheio de descobertas. Para onde os ventos a levarão? Que segredos e surpresas estarão além da sua terra africana?

 

Essa simpática bonequinha, com sua alegria contagiante, chega em terras brasileiras trazendo a riqueza de sua cultura, suas lembranças, saudades e o valor que a raça negra tem na formação das nações do mundo, principalmente na do Brasil.

 

Gênero: Contação de histórias com Músicas ao vivo

Duração: 40 minutos

Recomendação: Livre (a partir de 3 anos)

Texto e músicas: Fábio Parpinelli

Fotos:  Cia. Patética

1/3
Historiar

Viajar sem precisar ir a lugar algum. Inventar uma história a partir de uma palavra. Lembrar de outra palavra e inventar mais histórias, lembrando de outras histórias e – por que não? – inventando palavras... Historiar...

 

Historiar é uma contação da Cia. Patética que brinca com as palavras e cria histórias a partir delas. Uma música é cantada e a cada refrão, duas palavras são escolhidas para “virarem” histórias. Serão doze palavras no total que irão para dentro de seis caixas coloridas. Cada caixa contém objetos, bonecos e outros elementos que ajudarão a criar essas novas histórias. O público só poderá escolher duas caixas para descobrir como as palavras vão, pouco a pouco, se encaixando em frases e se transformando em emocionantes histórias.

 

Gênero: Teatro de Animação e Música ao vivo

Duração: 40 minutos

Recomendação: Livre (a partir de 3 anos)

Texto e músicas: Fábio Parpinelli

Fotos:  Roberto Skora

 

1/3
Histórias de Papel

Uma palavra desperta uma idéia, que traz uma lembrança e vira uma imagem, que cria outras imagens e vira uma história. E é nesse quebra-cabeça de palavras, idéias e imagens que as histórias escondidas no papel transformam-se em personagens e passam a fazer parte da nossa história, na nossa lembrança.

 

Histórias de Papel é uma divertida brincadeira na qual um cubo colorido muito bem equipado é, na verdade, uma grande caixa de surpresas. “Abro uma porta, entro sem bater. Abro uma janela, para a luz entrar. Abro uma gaveta, para descobrir.”

 

Nesse abre e fecha de portas, gavetas, livros, surgem palavras encantadas, segredos se revelam e personagens aparecem como num passe de mágica. As histórias que até então existiam apenas no papel criam vida e se transformam em belas imagens, revelando-nos todo o encanto das palavras e da manipulação de bonecos.

 

Gênero: Teatro de Animação e Música ao vivo

Duração: 40 minutos

Recomendação: Livre (a partir de 3 anos)

Texto e músicas: Fábio Parpinelli

Fotos:  Rosana Serra e Cia. Patética

 

1/2